Atenção ao lançar algo novo, é preciso despertar o desejo por quem vai consumir; vou chama-los de percebedores iniciais da inovação. À medida que percebedores iniciais notam as vantagens trazidas pela sua inovação, o valor da inovação, eles se tornam maleáveis quanto a tolerar alguma imperfeição que porventura ocorra com o produto ou serviço, vendo um potencial por trás da genialidade.
Pensar em longevidade é também pensar em defender o seu empreendimento. A sua defesa da marca precisa ser constante. Não se pode ser ingênuo e pensar que tudo é estático e ponto-final. A qualquer momento, uma empresa pode sofrer ataques à sua marca – seja uma empresa consolidada ou a mais recente startup.
Eu mesmo, com a Odonto Excellence, quando resolvi atingir presença maior no mercado, decidi fazer inserções publicitárias na televisão em nível nacional e, com isso, os ataques contra a marca cresceram 1.000%. Desde boatos maldosos a ataques ao meu servidor.
Atente-se, também, que longevidade é fidelizar seu cliente. É preciso cuidar do dele, mantendo-o engajado em seu empreendimento. No mundo do empreendedorismo, temos de tomar cuidado para que a porta dos fundos de sua empresa não esteja do tamanho da porta de entrada. Devemos cuidar para que os clientes permaneçam o maior tempo possível fiéis a nossa empresa.
Nada conquista longevidade sem aprovação do público. Independente do mercado escolhido, lembre-se de que a sua criação precisa partir da sociedade e se destinar para a sociedade, de uma necessidade (a “dor do público” já não é novidade) ou de um desejo – nem que para isso você modifique o comportamento do consumidor.