Como manter a continuidade do seu negócio? Este é um questionamento que tem sido frequente nas rodas de conversa dos empreendedores com o momento em que o ecossistema de inovação vive.
Na minha trajetória, fui ajudado por muitas pessoas, mentores compartilharam seus erros e acertos comigo, e, apesar de saber que muitos erros e acertos virão, seria uma injustiça não compartilhar o que aprendi com quem está chegando agora.
A lição principal que você precisa levar é que diante da primeira dificuldade, não desista. Os desafios fazem parte do aprendizado para empreender melhor e oferecer cada vez mais melhores produtos e serviços. Por não entenderem esta trajetória acabam se frustrando e muitos desistindo, infelizmente.
Esta falta de sequência e não saber o que de fato tem que ser feito, levam muitos empreendedores a abandonarem projetos promissores e com cenários favoráveis. Uma ação importante dentro deste contexto é definir os objetivos e avançar sempre.
Saiba que o genial não precisa ser difícil e você não precisa ser um ser sobre-humano para criar uma organização exponencial. A maior lição é que, ao contrário do que diz o senso comum, o boi também engorda sem o olho do dono por perto. Contanto que o dono tenha plantado a estrutura certa, com conexões fortes e confie naquilo que construiu e nas pessoas que estão ao seu lado.
O meu conselho é: olhe em volta, seja observador, seja sensível e perceba em que área a pedra é mais arenosa. Faça o furo por ali, procure facilidades, crie atalhos e siga em frente.
O caminho do sucesso não é obvio e nem uma linha reta. Empreender requer constância, insistência e mudanças de estratégia quando o caminho a seguir não estiver dando resultados.
Fonte: Massa News