BLOG

Foco para por em prática as metas em 2023

O empresário Oséias Gomes mostra o passo a passo para traçar e alcançar seus objetivos

Não existe um dia certo ou errado para criar metas. Embora o começo do ano carregue consigo o simbolismo de um novo recomeço, o que faz do período um momento de “alavanca psicológica” para que planos sejam colocados em prática, há de se entender que eventuais adiamentos ou insucessos nos objetivos traçados não devem permitir que outras rotas não possam ser traçadas, sejam elas pessoais ou profissionais.

Segundo um artigo da Harvard Business Review, definir metas ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão, pois faz com que as pessoas busquem propósitos e sintam que estão no controle de sua própria vida. Com a chegada de março, Oséias Gomes (foto), empresário e autor dos best-sellers Gestão Fácil (2019) e Negócio Escalável (2022), estimula que os planos realizados nos últimos meses sejam retomados e colocados em prática, especialmente se tiverem sido deixados para trás em janeiro.

Para ele, é importante abrir espaço para que todo e qualquer ajuste necessário seja realizado, já que as circunstâncias podem mudar. “Escrever metas para o ano novo é fundamental para nos movermos em direção ao nosso propósito, definindo estratégias e empregando táticas para a operacionalização de cada item da lista. Saber onde se quer chegar e tentar caminhos possíveis é tão importante quanto alcançar um objetivo”, explica.

Gomes pontua que 2023 traz consigo um ponto positivo, que é a retomada da rotina sem o impacto pandêmico do coronavírus. Todavia, o autor manifesta que as pessoas devem ter em mente que o mundo não voltará a ser como antes e é fundamental que ele seja reinventado.

“Ainda é cedo para sabermos com exatidão como será o mundo após a pandemia da Covid-19. Mas, depois de termos mudado rapidamente uma série de hábitos para combater a expansão do vírus, é inegável a emergência de um novo normal, e temos de nos preparar. Do trabalho ao consumo, das relações interpessoais à forma como vivemos em sociedade, nada será como antes. Isso exigirá de todos nós adaptabilidade, resiliência e muito equilíbrio para lidar com as incertezas”, diz.

Confira alguns passos do especialista Oséias Gomes para planejar e cumprir suas metas

TUDO COMEÇA PELA MENTE
É a sua mente, a mente do empreendedor que comanda tudo: abrir o negócio, colocar no formato, criar produtos e serviços inovadores, gerenciar o empreendimento, montar estratégias etc. Seja fonte do seu próprio poço!

ESTRUTURE SUA IDEIA PARA SE TORNAR REALIDADE
Tenha sua ideia, transforme-a numa paixão avassaladora dentro de você, seja convicto com essa ideia e então dê um passo para trás para poder desapegar disso e encontrar os erros que pode estar cometendo. Assim, você tem um norte a seguir rumo ao topo da sua montanha, a realização do seu negócio.

TENHA UM PROPÓSITO
Defina um propósito. Ele deve ser claro, mas também deve permitir alguma flexibilidade em relação a como você poderá alcançá-lo. Defina de um a três objetivos maiores para o seu ano com base nesse propósito. Evite passar de três para não se sobrecarregar.

ESTABELEÇA METAS
Com base nesses objetivos, estabeleça metas menores para cada trimestre. Ao final de cada um desses períodos, faça uma avaliação – veja o que está funcionando e o que precisa mudar para que consiga atingir seus objetivos maiores.

NO CAMINHO DO EMPREENDEDORISMO
Anote um conselho para permear sua vida empreendedora: seja persistente! Dê continuidade e progressão ao seu projeto. Desenvolva seu negócio sem deixar que altos e baixos afetem aquilo que você faz.

Tags

Livros - Oséias Gomes

Empreenda Pelos Princípios Bíblicos

Lançamento 2023

Como usar a fé e os princípios cristãos para alcançar sucesso nos negócios e gerar um impacto positivo

Livros - Oséias Gomes

Negócio Escalável

Best-Seller

Negócio escalável: Como transformar sua ideia em uma startup bem-sucedida.

Livros - Oséias Gomes

Gestão fácil

Best-Seller

Do empresário que abre franquia a cada 72 horas!

Receba meus lançamentos
e novidades em sua caixa
de mensagens.

Livros - Oséias Gomes

Empreenda Pelos Princípios Bíblicos

Lançamento 2023

Como usar a fé e os princípios cristãos para alcançar sucesso nos negócios e gerar um impacto positivo

Livros - Oséias Gomes

Negócio Escalável

Best-Seller

Negócio escalável: Como transformar sua ideia em uma startup bem-sucedida.

Livros - Oséias Gomes

Gestão fácil

Best-Seller

Do empresário que abre franquia a cada 72 horas!

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens.

Muito Obrigado!
Breve entraremos
em contato